Estreio contando a viagem que fiz de 19 a 28 de maio para São Luis no Maranhão.
Minha amiga de infância, Cezinha se casou dia 26, mas antes do ápice da viagem, muita diversão pela terra dos Lençois.
Fi e Lu, também amigos de infância, foram os companheiros dessa deliciosa viagem.
Acordei as 4:30 da madruga pra pegar o vôo em Cumbica... Depois de duas escalas no RJ e em Fortaleza (preciso conhecer essa terra!!!!) chegamos em São Luis as 14hs. Jah na casa de Cezinha, fomos recepcionados com um ótimo almoço feito pela secretária da casa (como chamam as empregadas mensalistas) com muito, mas muito Guaraná Jesus!
Depois, entrega de presentes pros noivos, um descanso na rede e a noite niver da prima do Alvaro (noivo) e depois um barzinho na Lagoa da Jansen.
Dia de praia! De comer carangueijo! De muita cerva! De mar quentinho! De rever meu primo de coração Milevan e o Samuca!
Esquentando os tambores
Piscina básica na casa do tio Mariano. Dia de fechar pacote dos passeios para os próximos dias. Caminhada pelo centro histórico.
Ladeira do Giz / Escola de Música, o arquiteto foi bisavô da Cezinha / Praça Reviver
Palácio do Governo / Igreja da Sé
DIA 4
Alcântara. A cidade fica no continente, a 2 graus da linha do Equador. E por isso a região foi escolhida para abrigar a base do centro aeroespacial brasileiro. Terra muito quente. Foi uma cidade de muita riqueza em função da cana e do algodão, hoje vive do turismo. Pra chegar lah, pegamos uma barca que, por sinal, balança muito. Minha dica: não coma antes de ir pra lah! Eh uma cidade parada no tempo, com ruinas dos antigos casarões e residências ainda da época do império.
Fomos na época da Festa do Divino, a principal festa da cidade. Toda a cidade gira em torno deste festejo. Nas casas dos moradores, são montandos altares, mesas de doces e licores, cantorias. Qualquer um pode entrar, conhecer e participar das celebrações.
Mesa com adereços da Festa do Divino
A principal igreja da cidade eh impressionante, Igreja Maria do Carmo, altar todo ornado de ouro no estilo barroco.
Detalhe do altar
Ruínas do Palácio Liberal Detalhe do azulejo
DIA 5
Pegamos a van com destino a Barreirinhas, cidade onde fica os Lençois Maranhenses. Assim que chegamos, pegamos a jardineira, transporte para o fantástico Lençois Maranhenses. Um lugar mágico, impressionante, de uma energia boa sem fim. De encher os olhos de lágrimas, a prova de que uma força superior aos homens realmente existe.
Pena que com o meu joelhinho zuado, não pude sair pra caminhada para as outras lagoas. Mas, foi muito bom, enquanto o grupo saiu pra caminhada, fiquei só. Eu, a areia e a lagoa. Hora de se energizar, mentalizar coisas boas, revigorar.
O caminho para os Lençois jah eh uma grande aventura, uma estrada de terra e areia com poças gigantes onde a jardineira afunda e você reza pra nao atolar, além da travessia de balsa pelo Rio Preguiças. Agora a balsa está mais moderna, da primeira vez que fui, a balsa era puxada a mão com cordas. O parque dos Lençois tem uma área equivalente a cidade de São Paulo, com mais de mil lagoas formadas pela água da chuva. Muitas tem peixe, quando inicia a época da chuva, as ovas deixadas pela temporada anterior eclodem, enchendo as lagoas de peixe.
No final da tarde, fomos ver o pôr-do-sol de Barreirinhas na duna que fica no Rio Preguiças.
E das 19h as 24h ficamos na piscina do hotel enchendo a cara de caipirinha com frutas da região. Cupuaçu, Bacuri, Cajá, etc. Falando besteira e rindo ateh chorar. O pior ou melhor, era no dia seguinte, os hóspedes olhando pra nossa cara, e dizendo: esses daí tomaram todas...
Passeio de voadeira pelo Rio Preguiças, que recebeu este nome por ter sido habitado pelo bicho preguiça, hoje extinto da região. O passeio tem três paradas, Pequenos Lençois, Mandacaru e Caburé.
Os Pequenos Lençois, eh uma área como o nome jah diz, uma versão mirim dos Parque dos Lençois, também com lagoas, mas com a areia das dunas mais escura.
Mandacaru eh um pequeno vilarejo onde você eh recebido pelas crianças da cidade, pequenos guias que contam a história da cidade pra ganhar uma graninha. Lah visitamos o farol da cidade, com 160 degraus, onde eh possível ver o início dos Grandes Lençois e o encontro do Rio Preguiças com o mar.
Vista do Farol
Última parada no vilarejo de Caburé, hora do almoço, caminhada ateh o mar e uma soneca nas redes do restaurante.
DIA 7
Comprinhas no centro histórico. A noite, o agito do centro histórico de São Luis, assistimos ao Tambor de Criola, outra dança da região.
Uma passada em frente a Igreja que foi o palco da grande celebração no dia seguinte
DIA 8
DIA DE CASÓRIO DA CEZINHA E ALVÁRO!!!!!!
Dia de emoção e alegria! Minha irmazinha casando. Linda! Alvaro com um olhar hipnotizado e apaixonado pela noiva. Dia de festejar ateh não aguentar mais. Beber ateh perguntar o que não deve! E xonar pelo vocalista da banda!
Milevan e suas fotos...
DIA 9
Ressaca.
DIA 10
2 horas da madruga, vôo para Sampa. Infelizmente.
5 comentários:
Mal publiquei e jah tenho comentário. Passei dois dias escrevendo e diagramando as fotos. Ao publicar, a diagramação que eh feita em outra página se perde toda.... Bom, ficou mais biito, mas.... Espero q vcs curtiram as fotinhos.
Mai, você foi muito muito boa na sua iniciação ao nosso blog. Mina, é este o espírito deste negócio aqui. Parabéns.
ufa! semana intensa. boas experiências. minuciosa descrição. dá até pra negociar com a revista viagem. Beijo
Má adorei o blog!É uma viagem na minha própria cidade através dos seus olhos.As fotos do casório são repletas de sentimento...da sua sensibilidade em relação ao presente momento de intensa emoção.Obrigada minha irmã!Amo vc do fundo do meu coração!
Está procuramdo por hotéis? Acesse o site da RBH Praias: www.rbhpraias.com.br
Um portal diferenciado com excelente qualidade, um bom atendimento, ótimos preços e segurança.
É só clicar!!! Confiram!!
Postar um comentário